RELATÓRIO DO PROJETO:
“AS
DIVERSIDADES ÉTNICAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NO BRASIL”
O Dia 20 de novembro nos
leva a refletir sobre o Dia da Consciência Negra, data instituída por Lei nº
10639 de 09 de janeiro de 2003. Este tema já estava planejado no PLANTE 2015
quando se definiu o eixo norteador que traz como título “Escola,
lugar de... ENSINAR, APRENDER E CONVIVER COM RESPEITO E COMPROMETIMENTO”.
Além da Lei 10639/03 também foi enfatizado a lei e nº 11645/08, que trata sobre a Educação Indígena. As
ações foram desenvolvidas neste 4º bimestre.
Este projeto teve os
seguintes objetivos:
- Refletir sobre a diversidade
étnico-cultural para compreender que cada povo possui uma identidade própria,
presente nas crenças, costumes, história e organização social;
- Perceber as contribuições da cultura
africana e indígena para a formação do povo brasileiro;
- Promover o respeito às diferenças de
qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de
todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social
sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.
Nesta Unidade Escolar foi
trabalhado de forma interdisciplinar e foram propostas as seguintes atividades:
- Leitura, debate e produções relacionados aos seguintes
temas:
- Escravidão no Brasil;
- A identidade afro-brasileira;
- Comunidades quilombolas;
- Respeito aos direitos humanos;
- Discriminação;
- Valorização da cultura afro e indígena;
- As Religiões africanas no Brasil;
- Racismo;
- Preconceito;
- Cultura afro-brasileira: culinária, música, danças, brincadeiras e vestuário.
- A arte africana no Brasil.
- Cartazes envolvendo os temas acima citados.
- Algumas turmas trabalharam o RAP – que é um discurso rítmico com rimas e poesias, que
surgiu no final do século XX entre
as comunidades negras dos Estados Unidos e também chega ao Brasil no
voz dos MCs;
- A
turma do 2º do Ensino Médio Inovador resgatou, pesquisou e apresentou um pouco da cultura afro-brasileira: culinária
(canjica, cocada, pé-de-moleque, bolo de gimguba - gimguba significa amendoim
na língua africana ...) música, danças, brincadeiras e vestuário;
- A turma do 1º ano trabalhou a arte da
cultura africana e indígena;
- As turma do Programa Mais Educação se
divertiram e aprenderam muito ao pesquisar, ensaiar as coreografias e
apresentar os ritmos da cultura africana (frevo,
samba e a capoeira);
- Os alunos do Programa mais educação
confeccionaram os guarda-chuvas com litros descartáveis e material reciclável
para a dança do frevo;
Culminância
do projeto “As diversidades étnicas culturais afro-brasileiras e indígenas no
Brasil”
- No dia 17/11 no período noturno, 18/11 no
período matutino e 19/11 no período vespertino, organizou-se uma hora cívica
para a culminância do projeto. A professora Cleci, o Professor Ari e o
professor Davi conduziram através de questionamentos a questão da alteridade (O
Homem como ser social interage e interdepende do
outro), racismo, preconceito, diversidades, entre outros temas;
- Apresentação das coreografias dos ritmos da
cultura africana (frevo, samba e a
capoeira) pelos alunos do Programa Mais Educação;
- Apresentação dos vídeos “Conscientização e
preconceito” e “Consciência negra, o Brasil é isso aí”;
- Declamação das poesias: “Diversidade e
Brancos, pretos e Amarelos”.
Entende-se
que desenvolver estes temas é extremamente importante já que as estatísticas
sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos,
negros e pardos. Motivar o respeito à diversidade e à pluralidade cultural,
repensar atitudes e ações, é necessário, já que muitas vezes presenciamos
situações de desrespeito, discriminação, preconceito e racismo.
Frevo Mais Educação |
Frevo - Mais Educação |
Capoeira - Mais Educação |
Tocando em frente - violão - Turmas do Mais Educação |
Comidas típicas - cultura afro-brasileira. Alunos do EMI |
Relato sobre o Dia da Consciência Negra - alunas do EMI |
Falas da Professora Cleci e Professor Davi |
Alunos do 7º ano - Poesia "Diversidade" |
Samba - alunos do Mias Educação |
Claudinei Zanatta - Mais Educação |
cartazes |
Fala do professor Ari |
Capoeira - Programa + Educação |
Cartaz 5º ano |
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra” (Bob Marley)
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