quinta-feira, 6 de setembro de 2012

FOLCLORE

“Toda a pessoa é um produtor de cultura... e portanto um portador de folclore”

Nesta sexta-feira, dia 31/08/2012, houve a culminância do projeto folclore desenvolvido nas turmas de 2º a 5º ano de nossa escola, resultado do trabalho realizado durante este mês. Houve a participação dos alunos, professores e familiares das crianças, além das apresentações artísticas também tivemos uma confraternização com comidas típicas de nossa região.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, músicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.
Segundo a definição construída pelo 4º ano, com o professor Omar Líbero: "Folclore é um conjunto de mitos e lendas que passam de geração em geração. Muitas estórias nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil."
A professora Luciane complementa dizendo: "Esta tarde só podia ser de sucesso, pois nos envolvemos o mês todinho com atividades voltadas ao folclore. O projeto foi muito proveitoso, pois trata da vida e cultura deles, houve o envolvimento e participação de todos."
Entre as atividades do projeto foi a confecção de brinquedos,como: pião, o pula elástico,cama de gato, pau de chuva e pandeiro, com este, os alunos do 3º ano apresentaram a música: Boi da Amazônia.
As adivinhas são perguntas desafiadoras em forma de charadas, comum entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos. Os alunos do 3º ano envolveram os colegas, inclusive os pais nas questões: Preste atenção e adivinhe se puder!



Os trava línguas também fazem parte do folclore brasileiro. Elas apresentam-se como um desafio de pronúncia. As frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Enquanto que os trava línguas são de pronúncia difícil as parlendas são versinhos com temas infantis usadas nas brincadeiras de crianças. A turma do e 5º ano apresentou algumas parlendas e trava línguas.



As cantigas de ninar também fazem parte do Folclore. No embalo da cantiga as crianças iam adormecendo e ao mesmo tempo iam tendo algum tipo de medo pelas palavras cantadas. Outras cantigas folclóricas tinham o objetivo de passar o tempo brincando ou contando sobre as saudades que se sente de alguém. As cantigas falam de amor, dão vida aos animais e plantas e, às vezes relatam situações engraçadas. Em alguns momentos falam de medo e violência, estas sofrem alterações no decorrer do tempo para não incentivar a violência.
As cantigas de roda são conhecidas e desenvolvidas em todo o território brasileiro, portanto, fazem parte da cultura do povo e são transmitidas de geração em geração. toda a turma do 2º ano apresentaram a cantiga: A fonte do Itororó.

As lendas fazem parte do imaginário popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram. Os alunos do 5º ano apresentaram os personagens das lendas brasileiras.

O Saci Pererê é um dos personagens mais populares do folclore brasileiro. Quem encenou a lenda do Saci Pererê foram os alunos: Gabriel, Bruno, João Vitor e Danielli do 3º ano.



Também o Negrinho do Pastoreio foi destaque no teatro.De origem africana, esta lenda surgiu no século XIX, período em que ainda havia escravidão no Brasil. Os alunos do 3º ano: Luiz, Vinícius, Carlos, Adrielly, Mateus, Arthur, Roberto, Luan, Daniel, Wesley, Josenir, Anderson e Alisson representaram.





Os alunos do 5º ano: Denilson, Gabriel, Elisângela, Eduarda Cristina(3º ano), Coliana, Rafael, Luan, Jociel e Vanessa apresentaram “O Livro das Lendas”, sob o ponto de vista do Sítio do Picapau Amarelo.


Também na nossa região se acredita na lenda “O Homem do saco”, o teatro foi apresentado pelos alunos do 5º ano: Ricardo, Mateus, Eduarda Pilla (3ºano), Coliana, Daniel, Lucas, Jonadabe, e Marciano.


Em nosso município há uma miscigenação de culturas e portanto repleta de costumes, crenças, hábitos e festas, durante estas apresentações objetivamos despertar sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pelas coisas da nossa terra. Os alunos do 4º ano apresentaram o teatro: Um lugar diferente.






Ainda houve a produção dos livrinhos por cada aluno, incluindo características das regiões brasileiras, inclusive o folclore com suas lendas, festas, tradições, parlendas, trava línguas, provérbios, medicina popular, entre outros.


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